terça-feira, 14 de junho de 2016

O Milagre da Multiplicação das Horas

Desejamos viver muitos anos. Mas para que viver tanto tempo sem uma motivação, um sentido, um objetivo? Longevidade não significa necessariamente felicidade. Longevidade pressupõe número atingido, felicidade tem a ver com sentimento adquirido.

À propósito, será que para sermos felizes precisamos de tempo? Acredito que é uma situação que requer mais sensibilidade do que disponibilidade. Se estivermos sensíveis para alguma causa, inevitavelmente daremos um jeito, buscaremos uma forma de fazer valer esse desejo, no entanto, se estivermos só disponíveis, pode até nos sobrar tempo, mas faltará sentimento, e sem sentimento não haverá emoção e sem emoção nada subsistirá.

O fato é que diante da frenética e extenuante vida do século XXI, muito se fala em sedentarismo físico, mas o ‘sedentarismo emocional’ é bem recorrente e igualmente nocivo ao primeiro. Enquanto que as atividades físicas são indispensáveis à saúde do corpo, para que este não venha ficar atrofiado, a ‘ocupação emocional’, em suas mais variadas formas, é imprescindível ao nosso bem-estar. Sem emoção a alma fica entediada, carente, vazia.

Eu sou uma pessoa que como a grande maioria não tenho tempo, mas não tenho mesmo!  Porém, mantenho minha sensibilidade, e essa sensibilidade é que tem dado sentido ao meu tempo, mais do que isso, sentido à minha existência, a ponto de me fazer presente em diversas ações sociais, como na defesa dos portadores do Autismo, dos portadores da Síndrome de Down; dos portadores de câncer; dos direitos da criança e do adolescente; dos direitos sociais de pessoas carentes; das reivindicações de comunidades, dentre outras.





Qual é a explicação para esse milagre da multiplicação das horas? É que quando encontramos tempo para servir ao próximo, passamos a dar sentido ao nosso tempo e também ao tempo dos outros. É como se o prazer de ajudar tivesse o poder de prolongar as horas. Para quem dá e para quem recebe ajuda.

Por isso precisamos cativar mais a nossa sensibilidade, pois quando o nosso tempo está ajustado com o relógio do coração, cada segundo de nossa viva se torna mais instigante e desafiador.  

Passei um dia para escrever esse artigo, mas esse dia pode se estender por um tempo imensurável à medida que sua mensagem preencha algum espaço na vida de alguém. Isso é mais do que multiplicar as horas, é projetar sonhos e otimizar oportunidades.



0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial