quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

A importância de se conhecer o perfil pessoal e profissional

Enfrentar os nossos desafios diários requer muitas vezes que possamos adotar um perfil compatível com o que desejamos ou precisar fazer
Já há tempos se fala que o maior patrimônio das empresas são as pessoas que lá trabalham, e qualquer empresa que almeje se diferenciar no mercado e realizar um trabalho de alto nível, precisará de pessoas capazes e competentes.
No Brasil é grande o número de empresas que possuem uma única pessoa e, apesar deste artigo não focar este tipo de empresa, ele também é válido para a reflexão do perfil presente nestas empresas.
Uma das descrições modernas de liderança define-a como sendo “a atitude ou ação de conseguir as coisas por meio das pessoas”. Sem dúvida, este é um dos grandes desafios para qualquer empreendedor ou líder no dia a dia à frente dos negócios.
Enfrentar os nossos desafios diários requer muitas vezes que possamos adotar um perfil compatível com o que desejamos, e conhecer o nosso perfil poderá nos ajudar não somente na realização das tarefas, como também nos relacionamentos com as outras pessoas, tanto internamente como externamente.
Na metodologia DISC, modelo baseado no trabalho do Dr. William Moulton Marston que examina o comportamento das pessoas em um determinado ambiente, existem 4 perfis que estão presentes em todos nós, em algum grau ou escala.
Temos, portanto, 4 tipos básicos de comportamentos previsíveis observados e as respostas comportamentais ocorrem a partir da combinação de duas dimensões: uma interna (referente à percepção do poder pessoal no ambiente) e outra externa (percepção da favorabilidade do ambiente). Como resultantes desta matriz temos os seguintes fatores: Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Conformidade (C) que determinam os perfis conforme a seguir:
• Perfil Executor (D)
• Perfil Comunicador (I)
• Perfil Planejador (S)
• Perfil Analista (C)
As pessoas podem ter um perfil dominante, dois perfis dominantes dos acima, ou até três perfis dominantes, mas não terá os quatro perfis dominantes.
Os perfis mais comuns, quando em pares são:
Perfis Irmãos:
• Perfil Analista com perfil Planejador (ou mesmo invertido Planejador com Analista)
• Perfil Executor com perfil Comunicador (ou mesmo invertido Comunicador com Executor)
Perfis Primos:
• Perfil Executor com perfil Analista (ou mesmo invertido Analista com Executor)
• Perfil Comunicador com perfil Planejador (ou mesmo invertido Planejador com Comunicador)
Outras combinações como o perfil Analista com perfil Comunicador existem, mas são raras. Apenas 2,5% das pessoas possuem este perfil. O perfil Executor com perfil Planejador é uma situação que pode ser considerada contraditória, e dificilmente encontraremos alguém com esta combinação, mas existe e pode ser verdadeiro.
Empreendedores, por exemplo, tendem a possuir uma combinação do perfil Executor com perfil Comunicador e essa combinação traz uma série de características que fazem com que ele tenha a iniciativa de fazer acontecer, mas nem sempre de forma planejada ou com os detalhes analisados.
A melhor forma de descobrir o seu perfil e o perfil da sua equipe e por meio da realização de testes (Assessments). Estes testes podem lhe ajudar a liderar e tirar o melhor de cada pessoa da sua equipe, além de ajudá-lo em seu desenvolvimento profissional. Alguns testes trazem muito mais informações do que apenas o perfil, e são capazes inclusive de determinar o perfil de liderança da pessoa, momento atual em que está vivendo, áreas de talento e perfil de competências.
Agora para exemplificar melhor, vamos imaginar uma pessoa que tenha a necessidade de realizar (executar) várias coisas importantes para uma empresa e ao mesmo tempo é responsável por todo o planejamento, e que possua algum desses perfis (Executor ou Planejador). Em situações normais, uma pessoa pode ser um excelente planejador e um executor médio ou mesmo ruim. Da mesma forma, uma pessoa pode ser uma excelente executora e uma péssima ou razoável planejadora. Raramente terá estes dois perfis em destaque.
São em situações assim que identificar o perfil pode ser importante, pois esse é o principal item que determinará no dia a dia o que a pessoa será capaz de fazer bem e de forma diferenciada. Com o teste de perfil em mãos você saberá se deve priorizar atividades de planejamento para esta pessoa ou atividades de execução.
Saiba que um bom planejador é normalmente um sonhador, alguém que além de saber definir etapas a serem seguidas consegue sonhar e definir o rumo, mas que nem sempre será capaz de fazer e/ou realizar aquilo, seja tarefas ou mesmo negociações para o que planejou.
Pense em alguém que consegue organizar tudo, pensar nos detalhes, criar diferenciais, ter uma visão ampla de marketing, qualidade, finanças entre outras atividades, mas que para tudo isso virar realidade precisa também vender, dar as caras nos clientes e convencê-los a comprar seu produto ou serviço. Acredite, pode ser que essa pessoa (este outro perfil destacado), com o enorme volume de informações e conhecimento que possui não seja capaz de vender absolutamente nada (que não se sinta confortável para isso) devido ao seu perfil comportamental.
Agora pense em outra pessoa que você conhece que é um excelente vendedor, capaz de vender inclusive “sabão que não faz espuma”. Tente analisar se essa pessoa é capaz de organizar a empresa, planejar estrategicamente os negócios, cuidar das finanças ou mesmo criar campanhas de marketing. Tudo isso pode ser que seja algo impensável para essa outra pessoa, pois seu perfil estará mais voltado para a comunicação e a execução.
Esses são apenas exemplo entre planejadores, executores e comunicadores. Poderíamos explorar outros vários exemplos de profissionais com várias combinações, pois ainda temos aqueles com perfil dominante de Analista. No entanto, meu objetivo aqui foi apenas o de demonstrar a importância de se conhecer o perfil das pessoas que trabalham ou se relacionam conosco, e também é claro, a possibilidade que temos de conhecer em detalhes o nosso próprio perfil.
Tratar as pessoas de forma adequada reflete diretamente no futuro dos negócios e dos relacionamentos, pois o que você passa e faz as pessoas sentirem, de alguma forma, moldarão o futuro. Pense nisso!!!
Luis Fernando Freitas
Website: http://www.lfpdefreitas.com.br

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial