1 - Promova,
através da mídia, atividades de clubes e distrito relacionados a tópicos
importantes na comunidade - Sempre que o Rotary é mencionado nos noticiários
centenas, milhares de pessoas tomam conhecimento. Além de aprimorar a imagem do
Rotary, a divulgação pode ajudar na obtenção de suporte para projetos, atrair
novos associados e melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados. A
fim de aproveitar ao máximo as vantagens oferecidas pela mídia, o Rotary deve
ser apresentado adequadamente. Vide, abaixo, algumas sugestões sobre como
promover o Rotary eficazmente através da mídia falada e escrita:
• Nomeie
presidentes de comissão de Imagem Pública do Rotary para o clube e o distrito -
para atrair a atenção da mídia faz-se necessária muita pesquisa e esforço. Uma
vantagem significativa é obtida quando os presidentes nomeados para essas
comissões são profissionais do setor e têm informações sobre a mídia.
• Informe-se
sobre a mídia local - Aborde de forma estratégica. Procure conectar sua
história a uma situação local de maiores proporções ou eventos noticiosos
atuais. Ao apresentar sua história, certifique-se de que esta seja clara, curta
e objetiva. Imagine a melhor forma de apresentar o Rotary em 30 segundos e
adapte sua idéia de acordo com um jornalista, publicação ou programa de
rádio/TV específicos, levando em consideração a natureza e amplitude do
assunto.
• Ofereça
porta-vozes conhecedores do Rotary - Ao sugerir uma história para a mídia,
certifique-se de poder contar com porta-vozes competentes. Porta-vozes devem
ser pessoas altamente envolvidas em atividades do Rotary e, assim, habilitadas
a informar pessoas. Experiência no trato com a imprensa é fundamental.
• Identifique
pontos de sua história que mereçam divulgação - Qualquer história sobre o
Rotary deverá conter material que mereça ser noticiado. O melhor ponto de
imagem pública do Rotary jaz na eficácia da prestação de serviços. A forma com
a qual o Rotary atende as carências comunitárias é o tipo de história que
interessa à maioria dos jornalistas. É aconselhável suportar sua história com
material de referência, tal como folhas de dados, panfletos informativos,
disponíveis através do centro de serviços.
Para obter
mais informações sobre como promover atividades de clubes, consulte publicações
do Rotary tais como "Relações Públicas Eficazes: Um Guia para os Rotary
Clubs” http://www.rotary.org/RIdocuments/pt_pdf/257pt.pdf
2 -
Desenvolva um site e incentive outras organizações comunitárias a criar um link
que leve a ele - nessa era de tecnologia, é imprescindível manter-se
atualizado. A Internet é uma ferramenta poderosa para compartilhar atividades
de clube e distrito.
• Considere a
idéia de criar uma página para seu clube ou distritos. Sites rotários ajudam a
atrair e manter associados, facilitam a comunicação global entre os clubes e
fazem com que informações atuais sobre projetos de clube estejam sempre
disponíveis à mídia local.
• A mensagem
do Rotary pode chegar a um número muito maior de pessoas se incentivarmos os
grupos comunitários a informar aos visitantes o site de seu clube.
• Utilize a
mídia social - Twitter, Facebook, Orkut, You Tube, etc.
3 - Solicite
o endosso de terceiros para seus projetos rotários - É importante para os
rotarianos compartilhar o bom trabalho realizado pelo Rotary, mas é bom que se
saiba que essas boas ações têm muito mais crédito quando estão nas mentes e
bocas das pessoas de fora. Emparceiramento entre o Rotary e outras organizações
é um excelente recurso para se obter endosso de terceiros para suas atividades.
Solicite a diretores executivos e líderes comunitários que mencionem o Rotary
durante eventos, em publicações organizacionais e através da mídia.
4 - Peça
àqueles beneficiados pelos serviços rotários que falem em favor do clube ou
distrito - Não há depoimento mais poderoso do que aquele feito por pessoas,
famílias ou entidades diretamente beneficiadas pelo trabalho do Rotary. Por
exemplo: durante uma entrevista à imprensa onde sejam divulgados projetos
realizados pelo Rotary, peça para que representantes da entidade
beneficiada falem sobre o projeto em vez de um representante oficial do
Rotary. A audiência do programa ou os leitores dos jornais ficarão muito mais
comovidos por um testemunho pessoal do que por um discurso.
5 - Divulgue
através de publicações profissionais e de negócios a participação dos sócios em
atividades de clube e distrito - Rotarianos dedicam grande quantidade de tempo
pessoal a serviços voluntários nas respectivas comunidades. Faça com que seu
trabalho seja reconhecido por colegas de profissão, enviando comunicados à
imprensa para as publicações especializadas. Por ex.: divulgue em um periódico
profissional o trabalho de um sócio em uma iniciativa contra a violência.
6 - Organize
exibições do Rotary em bibliotecas, bancos, prefeituras, etc. - Muitas
organizações permitem que grupos comunitários exibam materiais em suas
instalações. Encomende material promocional através do catálogo do RI e
organize exibições informativas em locais movimentados.
7 - Produza
um vídeo sobre as atividades do clube e distrito - Muitos Rotary Clubs têm
associados que dispõe de equipamento e conhecimento necessário para produzir
vídeos e promover atividades rotárias. O vídeo poderia ser exibido e também
enviado a representantes da mídia e outras organizações interessadas no
assunto. Uma versão mais curta poderia ser submetida a emissoras de TV para uso
como anúncio de utilidade pública. Além disso, o vídeo pode ser usado em
conferências distritais e outros eventos rotários.
Utilize o
material "HUMANIDADE EM AÇÃO" enviado aos distritos e clubes.
8 - Promova o
trabalho do Rotary em prol do adolescentes - A mídia está sempre interessada em
notícias relacionadas aos jovens. Repórteres têm interesse especial por
projetos que envolvam diretamente os jovens como, por exemplo, atividades de
Rotaract, Interact, Rotakids e o programa de Bolsas Educacionais e Bolsas
Rotary pela Paz Mundial. A promoção dos serviços pró-juventude junto à mídia é
uma boa maneira de atualizar a imagem do Rotary.
9 - Procure
oportunidades para rotarianos darem palestra em eventos e escolas da comunidade
- Visibilidade é um pré-requisito importantíssimo para o crescimento do quadro
associativo, daí a importância de se buscar oportunidades para se apresentar.
Rotarianos são pessoas qualificadas que podem tecer comentários sobre qualquer
tópico referente à comunidade. Aja com antecedência e precipite-se ao convite.
Os organizadores lhe serão gratos por se oferecer!
10 - Dê uma
palestra no clube da imprensa local - Toda grande cidade tem uma associação de
representantes da imprensa. Informe-se sobre a de sua área e entre em contato
com seus representantes, cogitando a possibilidade de apresentar uma palestra
durante um futuro encontro da associação. Diga-lhes que gostaria de falar sobre
o papel do Rotary na campanha de erradicação da poliomielite, em prevenção do
uso de drogas, programas de combate à violência e outras iniciativas criadas
para proporcionar atividades preventivas/recreativas.
Postado por Alceu Eberhardt às 14:04
Fonte: Blog dos
Coordenadores (http://coordenadorrotary.blogspot.com.br/2010/07/desenvolvimento-do-quadro-social-10.html)
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