sexta-feira, 8 de julho de 2016

Em que avançamos após a caminhada da Paz?


Depois da extenuante correria da organização, divulgação e execução da Caminhada da Paz, após conseguir mobilizar milhares de pessoas para percorrerem as ruas dos Bancários com o objetivo de pedir paz na nossa região e na nossa cidade, nos perguntamos: Como estamos um ano após a caminhada da Paz?


Acredito que o bairro dos Bancários nestes 12 meses obteve avanços significativos, na presença física de equipamentos de segurança, desde a mobilização da Caminhada da Paz em Julho de 2015, quando não dispúnhamos em nossa comunidade de nenhum instrumento fixo de segurança pública. Hoje, já temos a Unidade de Policia Solidária Móvel (UPS Móvel), o trio  de motocicletas fixo do bairro, a ronda PROERD fazendo um belíssimo trabalho em todas as escolas públicas do bairro, o aumento do policiamento a pé, a implantação em parceria com o Instituto Vem Cuidar de Mim do Projeto “Pacificador Mirim” para as crianças da Comunidade do Timbó e bancários.

Além disso, após o movimento, saiu do papel, o que estava previsto no Orçamento Participativo de 2014, a tão desejada Base da Guarda Municipal na Praça da Paz que deverá ser inaugurada nos próximos dias, e com as bênçãos de Deus, numa parceria da sociedade civil organizada com a Polícia Militar da Paraíba, terá inicio na segunda quinzena de Julho de 2016, a construção da Companhia de Polícia dos Bancários (UPS Bancários) em imóvel legalmente cedido pela Paróquia Menino Jesus de Praga na conhecida três ruas.

Durante o processo de negociação com os Poderes Públicos Estadual e Municipal, a Prefeitura Municipal de João Pessoa ofertou através da Secretaria Municipal de Segurança, por oficio a Secretaria de Segurança e Defesa Social do Governo do Estado da Paraíba, um terreno vizinho a sede da AMCBU – Associação dos Moradores dos Bancários, inclusive a diretoria da AMCBU já tinha proposto esta doação em ata, visando a construção do DISP – Distrito Integrado de Segurança Pública, que já se encontra com orçamento pelo Governo do Estado da Paraíba na Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado.

A Secretaria de Segurança e Defesa Social do Estado respondeu ao referido oficio aceitando a oferta e solicitação a Doação Oficial do terreno para a realização do processo licitatório e construção. Esta doação ainda não foi concretizada para que possamos edificar este importante instrumento de segurança em nosso bairro.

Ou seja, falta muito pouco, apenas vontade politica para atender a esta grande bandeira da nossa comunidade e também de toda a Zona Sul que será beneficiada por este avanço.

È importante ainda clamar pela melhor qualidade na iluminação pública, pela poda das árvores, pelo aumento do efetivo policial e do número de viaturas, pela ocupação esportiva, cultural e cidadã das nossas praças, pelo funcionamento do programa “Mais Educação” para manter as crianças nas escolas, pelo fim da impunidade com alterações na Lei de Execução Penal, pelo combate ininterrupto a corrupção que sangra o dinheiro que poderia ser aplicado em politicas públicas para as nossas crianças, adolescentes e jovens, entre outras ações efetivas que contribuiriam para atenuar os índices de violência.

Continuaremos na luta e contamos com o apoio de todas e todos que vestem e suam as camisas para lutar por melhorias para nossas famílias.

Vamos avançar cada vez mais.

Nós podemos muito mais.

Assista aqui um vídeo da caminhada: https://www.youtube.com/watch?v=lbsRmzAD114

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial